Butelo ou Bucho
Trás-os-Montes
O butelo é o exemplo acabado do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o humilde recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu inigualável sabor.

É costume comer este enchido artesanal, típico das casas de Bragança, no sábado de Carnaval, acompanhado pelas cascas de feijão secas, a que também se chamam casulas.

Trindade Coelho descreve-o como «um chourição famoso» que «Faz no fumeiro de baixo profundo, ou de figle numa filarmónica. É grotesco, mas, no Entrudo, com orelheira, até parece que se esgargalha no prato, a rir como um perdido para os que estão à mesa»

Texto Ana
Composição
De facto, o butelo é feito com os ossi­nhos do espi­nhaço e das cos­te­li­nhas do porco, com alguma carne agar­rada, e rode­ado pela bexiga ou bucho do ani­mal. Dizem que de cada porco não se con­se­guem fazer mais do que dois ou três bute­los. 
Peso: 1kg.

Apenas aceitamos encomendas deste produto entre finais de Setembro e inicios de Março, as condições meteorológicas poderem suas carateristicas.


Comprar
Preço
22,00€
Adicionar à wishlist
Achamos que
também vai gostar
Subscreva a nossa
Newsletter
Marcas
Portuguesas concerteza
2Bstrong 2Bstrong Web Rádio Portugal Online Web Rádio Portugal Online
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.